alto home

EVENTOS DO ANO DE 2010

 

Guararema Cidade Natal 2010

O projeto da decoração Natalina na cidade de Guararema está em sua segunda edição. A cidade está toda decorada e este ano traz o tema "Guararema Cidade Natal – Uma Estrela que Brilha". O projeto que promove a preservação do meio ambiente foi idealizado pelo prefeito Márcio Alvino em 2009. Com o envolvimento das escolas e de toda a sociedade, neste ano foram utilizadas cerca de 1 milhão de garrafas pet de todos os tamanhos, sendo confeccionadas diversos tipos de decoração, como, sinos, árvores, guirlandas, estrelas, bonecos de neve, flores, folhas e bolas. A iTVtur traz até você, mas vale a pena conferir pessoalmente. Venha você também! Venha a Guararema e conheça todos os pontos turísticos e em toda cidade a mais linda decoração Natalina. A exposição poderá ser vista só até o dia 6 de janeiro.

 
 

A itvtur – Internet TV Turismo esteve em mais um evento em Guararema

8ª FESTA DE SÃO LONGUINHO
Igreja Nossa Senhora da Escada -14 de Março de 2010

Parte 1

São Longuinho sempre é invocado, pela tradição popular para encontrar objetos perdidos, e quem perdeu promete dar três pulinhos. Apresentação de Congada; Procissão com a imagem de São Longuinho e Nossa Senhora Aparecida e Missa Campal. Entrevistas: Maria Celeste Santana - São José dos Campos, Lúcia Aparecida Ramos - Caçapava.

Parte 2

Saiba porque a imagem de São Longuinho está na Igreja Nossa Senhora da Escada com a entrevista da pioneira Dna. Luiza Lemes de Almeida.

Parte 3

Conheça a receita da Tradicional Galinhada de Guararema.

Após a missa, a tradicional galinhada preparada com muito amor e esforço de muitos voluntários. Entrevistas: João Leite Barbosa Filho Filho – voluntário; Helmut Viana – voluntário alemão; Daniel D´Andrea – historiador argentino; Fábio Fernandes da Rocha – voluntário.

A VIII Festa de São Longuinho aconteceu no período de 11 a 14 de Março na Igreja Nossa Senhora da Escada em Guararema. São Longuinho sempre é invocado, pela tradição popular para encontrar objetos perdidos, e quem perdeu promete dar 3 pulinhos.

Devotos vieram de várias partes do Brasil. Maria Celeste Santana e Lúcia Aparecida Ramos deram o seu depoimento. No dia 14 aconteceu a procissão com a imagem de São Longuinho e de Nossa Senhora, percorrendo as ruas da comunidade, sendo acompanhado por muitos devotos. Em seguida foi realizada a missa campal pelo padre Adalberto Soares. Esta é a 8ª. Edição da Festa de São Longuinho, Dna Luiza Lemes de Almeida, fundadora da festa de São Longuinho, explica o motivo que deu iniciou a essa homenagem.

A Imagem de São Longuinho passou recentemente por uma restauração. Muitas barracas foram montadas e o público presente pode saborear muitas guloseimas. Após a missa, a tradicional galinhada preparada com muito amor e esforço de muitos voluntários. Veja também entrevistas com os voluntários João Leite Barbosa Filho e Fábio Fernandes da Rocha.

 

SÃO LONGUINHO

São Longuinho viveu no primeiro século, foi contemporâneo de Jesus Cristo e, de acordo com os raríssimos relatos a respeito da vida deste santo, dizem tratar-se de um centurião na crucificação, que reconheceu Cristo como “o filho de Deus”. Longuinus foi o soldado romano designado para acompanhar a crucificação. A rotina de enfiar uma lança no corpo do crucificado tinha a finalidade de certificar-se de que o falecimento já havia ocorrido. Esse soldado se converteu e, ao abandonar para sempre o exército e sua moradia, transformou-se num monge a percorrer a Cesarea e a Capadócia, atual Turquia.

São Longuinho foi preso e torturado por causa de sua fé cristã, tendo seus dentes arrancados e sua língua cortada. Não renunciando à sua fé, foi por fim decapitado, morrendo com mártir. De acordo com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), não existe em todo o país nenhuma capela ou paróquia dedicada a São Longuinho, nem mesmo uma imagem. Mas isso oficialmente, porque é grande o número de devotos que vêm até aqui em Guararema para agradecer, aos pés de sua imagem, pedidos atendidos por São Longuinho. A maneira mais popular de promessa a este santo, para fazer com que o objeto subtraído apareça, é fazer o pedido da seguinte forma: “São Longuinho, São Longuinho, se eu encontrar, dou três pulinhos”.

Dependendo do valor do objeto desaparecido, quem perdeu geralmente promete dar mais do que três pulinhos. Não se encontra explicação quanto aos três pulinhos para agradecer ao santo. Segundo a tradição popular “teria saído do ferimento de Jesus sangue e água, espirrando nos olhos de Longuinho, curando-o de uma enfermidade. Como ele também teria problemas nas pernas, os pulos das pessoas são dados em sua homenagem”. Na arte litúrgica, São Longuinho é representado com um soldado com uma lança apontado para os próprios olhos, ou então com os braços abertos, segurando uma lança. Sua festa é realizada no Leste Europeu em 16 de outubro. No Brasil e Espanha, onde é invocado, pela tradição popular, para encontrar objetos perdidos, a festa de São Longuinho ocorre em 15 de março.
fonte: Folheto distribuído pela Comissão da Festa de São Longuinho – 14/Mar/2010.

Todos os Direitos Reservados